Pilates
PILATES
O Pilates foi criado por Joseph Pilates em 1920 e é uma atividade física que trabalha com fortalecimento, alongamento, equilíbrio, respiração e concentração.
Tudo isso ocorre através da ativação do CORE que é onde se iniciam todos os movimentos. E o que é o CORE? O CORE é o centro de gravidade do nosso corpo e é composto pelos músculos lombares, abdominais, do quadril (os glúteos) e os músculos da região do períneo (essa região é aquela que usamos para segurar o xixi até encontrarmos um banheiro decente, rs.). Assim, para executar qualquer movimento o CORE deve estar ativado, ou seja, contraído.
O movimento nos exercícios de Pilates são lentos e fluídos, por esse motivo são dadas poucas repetições tornando a aula mais dinâmica. Vale lembrar que os exercícios trabalham o corpo como um todo. Não existe exercício que trabalhe um grupo muscular. O Pilates é dividido em duas categorias: O Mat Pilates e o Pilates no Aparelho.
O Mat Pilates é conhecido também como Pilates no solo e como o próprio nome diz é trabalhado no solo. Os exercícios podem ser realizados na bola, no rolo, com faixa elástica e com o peso do próprio corpo.
O Pilates no aparelho é realizado em aparelhos específicos do Pilates: cadillac, reformer, chair, reformer, ladder barrel, wall unit. Nesse tipo de modalidade não existe peso como caneleiras e halteres. A carga do exercício é dada por molas de diferentes resistências que podem tanto auxiliar ou resistir o movimento. Geralmente uma aula de Pilates no aparelho contém exercícios no solo também, pois a combinação dessas duas modalidades é interessante para o condicionamento do corpo.